Rotas e Encontros

O projeto Rotas e Encontros propõe a realização de ciclos periódicos de palestras, debates e conferências com temáticas voltadas para a formação docente e que abarcam, além de conteúdos teóricos, experiências artísticas ofertadas ao público do projeto. O projeto realizado semestralmente é produzido pelo PIBIC CELULA (Centro Lúdico Laboratorial de Processos Criativos), envolvendo licenciandos em teatro em parceria com profissionais da educação e coletivos artísticos. O projeto é destinado a formação de estudantes das licenciaturas e pós-graduação da UFBA, professores da rede de ensino básico e artistas-educadores de Salvador.


Rotas e Encontros: Experiência lúdica e Docência (1ªedição)
Dia 26 de maio de 2015, no Teatro Martim Gonçalves, Salvador.

Para a abertura do projeto endossamos a temática “Experiência Lúdica e Docência” como potencial espaço para o diálogo sobre as abordagens pedagógicas e metodológicas que consideram fundamentais os aspectos criativo, expressivo e subjetivo nos processos educativos. Pensamos o quanto tem se tornado fundamental que as teorias que embasam a formação e a carreira do profissional da educação em artes dialoguem com aspectos como a ludicidade, a experiência e o sensível encarados como fatores significativos na formação do sujeito e potenciais mecanismos no enfrentamento dentro e fora da escola – juntos estes aspectos suscitam para a educação uma configuração humanista, afetiva, dinâmica e transformadora.  

Almejamos dialogar sobre a educação que perpasse o campo da experiência, portanto, uma educação que passe pelo corpo (subjetividade, memória, motricidade) e que reforce e estimule a atitude de um corpo que apr(e)ende e, consequentemente, sugere a conversão do indivíduo em sujeito da experiência como aponta Jorge Larrosa Bondía[1] em um dos seus artigos:

[...] o sujeito da experiência seria algo como um território de passagem, algo como uma superfície sensível que aquilo que acontece afeta de algum modo, produz alguns afetos, inscreve algumas marcas, deixa alguns vestígios, alguns efeitos. (BONDÍA, 2002)

Desejamos contribuir com diálogos e percepções sobre a docência numa esfera da educação propositora de processos investigativo-pedagógicos em arte, amplamente difundidos pelo ensino do teatro, da dança e das artes visuais e plásticas, seja no ensino formal ou não formal. Espera-se que a partir dos encontros possamos sugerir ações pedagógicas inovadoras, criativas e possíveis para serem desenvolvidas nos espaços de docência, mas antes acreditamos que para alcançarmos sensivelmente o aluno faz-se necessário alcançarmos sensivelmente o professor – daí torna-se imprescindível uma tomada de consciência sobre a experiência e o saber que são gerados em experiências liminares em/com artes.

Programação do Rotas e Encontros aborda experiência sensória e palestras sobre ludicidade

O projeto “Rotas e Encontros” ocorreu no dia 26 de maio, no Teatro Martim Gonçalves, às 14h e abordou três momentos em sua programação:

Vivência lúdica: Caixa Sensória Labiríntica
Os participantes tiveram uma vivência na caixa sensória labiríntica, instalação cenográfica e performática cujos percursos estimularam experiências perceptivas, sensórias e memoriais. A caixa é estruturada com objetos, aromas, personagens e micro-performances elaboradas pelos bolsistas do grupo CELULA em parceria com o projeto de extensão Laboratório Poéticas da Afetividade.

Idealização: PIBIC Celula. Realização: PIBIC Celula e Laboratório Poéticas da Afetividade. Atuadores: Silas Menezes, Joseane Santana, Jamille Cruz, Nilson Rocha e Fabrícia Dias. 

Credenciamento e recepção do Rotas e Encontros.
Música e cafezinho antes do ciclo de palestras.
Participantes experienciam os sentidos a partir da não-visão. 

O sentir e a ludicidade desperta na sensorialidade. 
 
Quando não conhecemos algo podemos ficar apreensivos...

... ou nos surpreendermos com alegria contagiante! 

Participante em experiência envolvente entre narrativa e memória

















Ciclo de palestras e bate-papo como público
Após a vivência estético-poética na caixa sensória os participantes acompanharam as falas de profissionais sobre o tema ludicidade e suas relações nos processos educacionais e criativos. Após as falas estimulou-se um bate-papo mediado entre público e palestrantes. Participaram desta edição do Rotas e Encontros as professoras Cilene Canda (FACED/UFBA) e Célida Salume (CELULA/UFBA) e a diretora e dramaturga Paula Lice (Pequena Sala de Ideias).

Professora Célida Salume abre o ciclo de palestras.

Célida Salume e o doutorando Elton Mendes: parceria do Laboratório Poéticas da Afetividade

Professora Cilene Canda: a importância do brincar na educação.

Professora Cilene Canda.

Diretora e dramaturga Paula Lice fala de sua experiência com o teatro na infância.

Paula Lice e Cilene Canda abrem o bate-papo com o público.

Público participante da 1ª edição do Rotas e Encontros.



[1] BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, n.19. Jan/Fev/Mar/Abr. Campinas: 2002. Tradução de João Wanderley Geraldi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário